Sobre Mim

Sou  Geógrafa & Psícopedagoga , Funcionária Pública da Educação/AL, atualmente estou cursando outra pós-graduação  em  Especialização em Educação Especial: Deficiencia Intelectual o que me dará o titulo de Especialista na area da Educação Especial...me habilitando para coordenação de salas multifuncionais e liderar grupos que trabalhem com Deficiência intelectual

 40tona, Mãe, Esposa  (A menina dos Olhos de Deus) 

Eu sou uma  metamorfose ambulante! Mas.... tenho aquela velha opiniao formada sobre tudo!

Deus é que cuida  de mim, da minha vida e do meu destino!
Sigo meu bom senso, minha razão, minha emoção e minha sede de ser livre
Bom é viver assim, sem amarras, sem apego ao passado e
Sem preocupação com questões que ainda não foram superadas,
Pois o mundo ainda precisa evoluir muito, há muito o que
Superar...
Eu penso, reflito e analiso
Sou um ser em constante mutação
Sou “Eu Mesma”, mas não sou “Sempre a MESMA

EU gosto de transformações
Gosto de olhar por vários prismas e
Mudar de opinião, de gosto, etc.
A mudança não é somente física,
Mas também é abstrata e intrínseca
A beleza e juventude se vão
Mas o conteúdo da alma permanece ...”
Não preciso que as pessoas me digam como ser feliz, como
agir, ou que me dêem formulas de como ser. Eu mesma com ajuda de DEUS crio e modelo a
minha felicidade como se fosse uma massinha. Tudo se encaixa e se
ajeita desse jeito, sem interferências de ninguém , só do Pai Celestial!
Existem pessoas que
tentam destruir isso,mas MEU DEUS É MAIOR! É MAIS FORTE! ......

Acredito em contos de fadas e amores eternos, e mesmo assim, vivo com
meus pés no chão. Guardo tudo o que eu passo em um baú, desde risos até
lágrimas, e de vez em quando gosto de olhar tudo, e ver o quanto
cresci. Meus sonhos são meu maior tesouro, não abro mão deles, muito
menos os vendo para alguém. Ser feliz é:.... deixar de ser vítima dos
problemas e se tornar autor da própria história !! Ser feliz é uma
conquista.
EU SOU FELIZ DO MEU JEITO,DA MINHA MANEIRA.

ass. Jhanda

 

 

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TRABALHO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 ( MESMO SENDO FUNCIONÁRIA PÚBLICA E ATUANDO NESSA AREA, TAMBÉM FAÇO  DE  VOLUNTARIA EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES. )

 

Meu  trabalho é voltado para inclusão, tenho me  possibilitado nesta etapa de estudos, conhecer as principais características dos “sujeitos” de nosso estudo, isto é, os deficientes físicos, mentais e autistas.
Onde alunos com deficiencias, usufruem da possibilidade de participar da vida social, convivendo e experienciando situações com outras crianças ditas “normais”.  este estímulo deve iniciar já na educação infantil, pois quanto mais precoce forem estimuladas, mais cedo inicia-se seu processo de desenvolvimento e suas chances de ultrapassar as barreiras de sua deficiência são maiores.
Na educação infantil, é importante que estas crianças participem de brincadeiras corporais e sensoriais e recebam estímulos musicais. também acompanho o aluno para fora do ambiente escolar, colaborando com a familia para que sua vida social seja o mais independente possível.

 

UM BREVE RELATO DE MINHA VIDA COMO MÃE :

 

 

DEUS ME DEU O PRIVILÉGIO DE TER  UM UNICO FILHO, ELE É CRIANÇA ESPECIAL,ELE SOFRE DE UM RETARDO MENTAL.. E TEM ACOMPANHAMENTOS MÉDICOS CID: F71 ,FRUTO DE UM TRATAMENTO PARA ENGRAVIDAR QUE FIZ DURANTE 4 ANOS, CONSEGUI A GRAVIDEZ, MAS FOI  DE ALTO RISCO... MEU FILHO CHAMA-SE MATHEUS VITOR..ESSE GAROTINHO ABAIXO NA FOTO!!!

ELE É MINHA RAZÃO DO VIVER!!!

 

Nossos Usuários

Esposas, filhos,Professores,alunos,psicologos,pastores......Etc

 

A Anamne

referente à avaliação psicológica, queria falar-lhes sobre o conceito de anamnese em Psicologia Clínica. A anamnese significa – retorno ao passado e supõe uma teoria da reminiscência, da etiologia da perturbação e uma teoria da técnica de entrevista.

Podemos considerar a existência de três tipos fundamentais de anamnese - médico, psicanalítico e psicológico.

A anamnese de tipo médico é feita em bases simples e supõe que o paciente apresenta em memória acontecimentos importantes que vai progressivamente transmitindo; há aqui, um procedimento que obedece a termos cronológicos e temáticos. Em regra pode existir um questionário prévio estabelecido e as causas da doença têm uma causalidade linear, isto quer dizer, que para qualquer sintoma existem antecedentes que necessitam de ser procurados. Existe portanto uma causa e um efeito e a entrevista toma a forma de um interrogatório que obedece a um plano pré estabelecido. É pois uma anamnese em que se supõe que o paciente conhece todos os acontecimentos relevantes da sua existência.

A anamnese de tipo psicanalítico funciona em moldes completamente diferentes. A pessoa funciona por associação livre (ver artigo sobre a psicanálise) e não por interrogações formuladas. Um psicanalista clássico consegue apreender e intuir o passado da pessoa através da relação que com ela estabelece. Digamos que, um bom psicanalista, trabalha não numa causalidade linear mas numa causalidade circular.

Coloquemos este exemplo – um sujeito encontra-se em análise porque o pai morreu quando este tinha 12-13 anos. Este acontecimento, desejado pelo paciente irá colocá-lo perante um grande conflito. Ele poderá questionar-se: “Será que tenho a culpa da morte do meu pai?” Ele pode ter a sensação que o pai o abandonou, quando fala da sua infância à luz deste sentimento. Provavelmente este sujeito vai focalizar todos os acontecimentos da infância como abandonos, quando não foi isso que aconteceu de facto. É a este processo que chamamos causalidade circular, isto é, no universo psiquíco há uma causalidade circular mas não linear.

Numa psicanálise, não nos cingimos ao simples retorno do que foi recalcado nem apenas e só à construção de algo que faz parte do passado. O processo envolve uma reconstituição e uma construção que será tanto melhor, quanto melhor for a relação com o psicanalista.

A anamnese em Psicologia, partilha um pouco dos métodos da medicina e da psicanálise. O psicólogo interessa-se pelas fases do desenvolvimento, mas também privilegia a causalidade circular. As entrevistas são semi directivas. O importante aqui, são os acontecimentos exteriores e a forma como foram vividos interiormente; o que importa na realidade, é aceder ao modo como a pessoa elaborou na fase adulta esses acontecimentos.

A anamnese supõe também uma teoria da reminiscência (vários níveis de memória). O inconsciente possui representações que surgem à consciência nomeadamente através dos sonhos, dos actos falhados, dos sintomas. Nesta perspectiva, a teoria da reminiscência supõe que existem vários níveis de memória no inconsciente e que, na vida infantil mais precoce os acontecimentos que vão construir o aparelho psíquico são constituídos por impressões, que, por sua vez, criam traços reveladores de uma certa estrutura psíquica.

É também relevante aceder aos sonhos e à forma como os mecanismos de defesa foram erigidos; da sua análise podemos distinguir diferentes patologias. Na histeria, podemos constatar que há uma dissociação (separação do afecto da representação) os acontecimentos traumáticos são tratados como se não tivessem acontecido (amnésia lacunar). Na neurose obsessiva, o sintoma surge como uma fobia ou como uma compulsão. Na psicose, por exemplo já são utilizados mecanismos de defesa mais primários, como a negação, a projecção ou a clivagem.

 

AUXILIANDO A PROFESSORA DE SALA REGULAR COM ALUNOS EM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM!

Itens: 1 - 8 de 8

Professora Jhanda Mendonça