Para nós, visitantes ocidentais, é quase impossível de se comportar corretamente na Tailândia. Mas, como os Tailandeses são pessoas extremamente educadas, se mostram bem tolerantes e compreensivos, pois entendem que é muito difícil de aplicar as suas próprias regras de comportamento aos estrangeiros.
Muitos dos nossos "erros" são perdoados, mas devemos sempre tomar cuidado para manter-mos com nossas regras de cortesia ocidental. No entanto, caso aconteça, muitas vezes um sorriso é suficiente para justificar as derrapadas.

Como os modos dos Tailandeses entre si só são muito difíceis de compreender para nós Ocidentais, gostaría de apontar aqui insistentemente que o "Wai" (modo de comprimento com as duas maos fechadas em sinal de respeito), deve ser evitado sempre que possível!. Somente para os monges tailandeses é aplicável, no caso de um turista, mas primeiro deve-se aprender como fazer esta saudação de forma APROPRIADA!. Quem conhece as "regras" podem usá-lo sem colocar a si mesmo ou o adversário em dificuldades.
Geralmente os Wai não é esperado dos Turistas. Particularmente um tailandês é forçado a também responder com um Wai, embora ele estivesse prestes a apertar as suas mãos. Saudação com um sorriso e / ou, eventualmente, apertando as mãos é perfeitamente suficiente.

Sanuk é a palavra tailandesa para se divertir, e na Tailândia não vale fazer nada, nem trabalhar, sem o elemento Sanuk.
Isso não significa que os tailandeses não querem trabalhar ou se esforçar. Eles, de fato, vivem mais no momento, e fazem o seu melhor para se divertir.
O famoso sorriso tailandês deriva em parte da vontade de fazer isso, Sanuk.
Boas Maneiras em templos da Tailândia.
Antes de entrar em um templo tailandês, sapatos devem ser retirados. Um comportamento correto e roupas adequadas são requisitos básicos para visitar um templo na Tailândia. Portanto, chinelos, shorts e camisa sem manga impedimento!
Quando estamos sentados nos templos da Tailândia, as pernas não devem ser esticados para fora, o melhor é sentar-se sobre os joelhos.

As mulheres não devem tocar nem um monge ou a sua roupa (o que também se aplica fora dos templos da Tailândia), senão os monges têm de passar por um ritual de limpeza.
As mulheres para dar algo aos monges têm que ou colocá-lo no chão ou dar a um homem para que ele possa entregá-lo depois para o monge.
Como fazer visitas a conhecidos.
Ao entrar em uma casa privada, deverá, assim como nos templos da Tailândia, tirar os sapatos e não pisar no limiar da porta, em respeito as almas dos falecidos da familia.
Nas casas tailandesas você normalmente se senta no chão, ao fazer isso as pernas não são estiradas (na Tailândia, é uma afronta grande sentar apontando alguém com as pés!) Os homens costumam se sentar na cadeira à medida que as mulheres com as pernas em ângulo apontando para o lado. Se os homens tomam posição sentada, mostra especial respeito ao hospedeiro.

Caso você seja convidado para uma festa ou uma comemoração do armário deve se adaptar às circunstâncias. Muitas vezes, amigos tailandês pode dar uma dica de como o anfitrião vai sempre dizer que cabe a si mesmo. Para ter isso também pode literalmente por todos os meios levar a constrangimentos.

Caso você seja convidado para uma festa ou uma comemoração voce deve se adaptar às circunstâncias. Muitas vezes, amigos tailandêses podem dar uma dica. Tais dicas a constrangimentos.
Nos restaurantes tailandeses
Ao visitar juntos um restaurante é costume que a pessoa com o maior poder aquisitivo pague a conta ou encarrega alguém para fazer. É também bastante comum que eles lhe pergunte o seu rendimento se os Tailandeses não sabem exatamente qual a sua situação financeira.

Também é a generosidade geralmente bem-vindos para que "pulando a fila" é gostava de ser visto quando ele está prestes a pagar.
Quando você convida alguém para uma refeição, é provável que aconteça que a pessoa convidada leve junto alguém sem aviso prévio (qualquer semelhanca com o Brasil é mera coincidencia).
Uma dica, a gorjeta do garcon é de no máximo de 5% do montante faturado.

Deve ser dada a devida atenção quando for na praia, para ir com a roupa apropriada.
Tailandeses são mais "puritanos" em relação aos Ocidentais. Na Tailandia voce iria observar as mulheres, "indo para um mergulho", usando camisa e calça.
´Deve-se usar bikinis cobrindo toda parte das nádegas.
Tanguinhas, fio dental são mal vistos. Para os homem são suficientes as bermudas de banho.
A mulher deve de maneira nenhuma pensar em fazer topless ou mesmo ficar totalmente nua!
Por este comportamento extremamente desrespeitoso, você pode rapidamente perder o respeito das pessoas durante a sua estadia na Tailândia.
Se você for no restaurante na praia, deve usar uma toalha de banho ou uma saida de praia enrolado em torno dos quadris.
É lógico que, em praias semi-desertas, onde só tenha turistas Ocidentais, estes cuidados nem sequer são seguidos.
Nestes lugares as mulheres estrangeiras se sentem á vontade em fazer um topless.

Você nunca deve tocar a cabeça de um tailandês, este também se aplica para as crianças.
Seguindo a crença da Tailândia, a cabeca é o domicílio da alma e do espírito. Se tocado por engano, você deve pedir desculpas educadamente.
Nunca sentar no chão com as pernas esticadas com os pés apontando para outras pessoas.
Nunca aponte com o dedo indicador as pessoas na Tailândia, mas com o queixo na direção apropriada.
Geralmente você não deve criticar o rei, a família real ou a religião! E evitar pisar em papéis onde há a foto do rei estampada!.
Evite críticas diretas a um tailandês.
No caso de precisar comer com a mão, prefira a da direita. A da esquerda é considerada impura, já que é freqüentemente usado para a limpeza depois de ir ao banheiro. Também deverá pegar ou entregar objetos, dinheiro, etc com a mão direita.
Beijo ou carinho em público são absolutamente proibidos.
Mulheres tailandesas devem evitar tocar homens estrangeiros em público, pois rapidamente, poderiam ficar defamadas.

É lógico que, este rigor todo é mais forte entre o povo que mora afastado das grandes cidades, embora, mesmo nas grandes cidades, muitas pessoas ainda seguem estes preceitos.

Você está às 08:00 ou 06:00 em locais públicos, você deve ficar de pé quando o hino da Tailandia tocar.
Se você quiser acenar para alguém na Tailândia, aponte a palma da mão para baixo e desloque ligeiramente os dedos para cima e para baixo, porém, evite ficar se remexendo ou chamando a atenção das pessoas ao redor.

Os tailandeses pouco se importam com coisas insignificantes. Se eles são frustrados, em vez de ficar com raiva, eles simplesmente dizem Mai Pen Rai e resolvem o problema por outros meios.
Os tailandeses acreditam firmemente em evitar o confronto, que é um dos motivos da viagem para a Tailândia ser um prazer. Para os tailandeses, os estrangeiros só se preocupam, e veem problemas onde não existem nenhum, e estão constantemente pensando no futuro.
Os Tailandeses quando pensam no futuro são otimistas.
Se eles não são tão felizes agora, eles acreditam, que é certo, que serão na próxima vida!

Falar em voz alta, chamando a atenção para si mesmo, apontando para as pessoas ou coisas, Jogar ou deixar cair as coisas, fazendo gestos com as mãos, parecem desproporcional para a sensibilidade da Tailândia.
Modos preferenciais de comportamento são aqueles que refletem a calma, sutileza. Embora o sul da Tailandia, às vezes, podem ser, um pouco mais entusiastas nas interações uns com os outros.
Não passar por cima das pernas das pessoas, mesmo em um lugar lotado, como em um trem, espere educadamente para eles saírem do caminho.
Não aponte as coisas ou pegue coisas com os pés.

Por favor, não tente convencer as pessoas tailandesas que você é pobre, é embaraçoso.
Você pode não ser tão rico quanto você gostaria de ser, mas a alegação de pobreza, depois de comprar os bilhetes de avião até Tailandia, um montante que para algumas pessoas corresponde ao salário anual, é um absurdo.

Os cidadãos brasileiros e os portugueses não precisam pedir visto para entrar na Tailândia. No próprio aeroporto internacional de Bangkok (Suvarnabhumi), o viajante irá receber um carimbo no passaporte com validade prévia para 3 meses, o visto na verdade é a declaração de bens e items que o turista recebe no avião, esse papel vai ficar grampeado no passaporte até sua partida da Tailândia. O serviço é gratuito para brasileiros e portugueses e não há necessidade de foto.
Não há mais voos diretos da América do Sul. O caminho mais curto é via África do Sul.
O idioma oficial é o tailandês. Em Bangkok é também comum ouvir mandarim, japonês, e inglês. No sul do pais há muita gente que fala malaio como língua-mãe.

A cozinha tailandesa é famosa pela mistura dos quatro sabores fundamentais:
doce (açúcar, frutos, pimentas doces)
apimentado (pimentos)
amargo (vinagre, sumo de lima, tamarindo)
salgado (molho de soja, molho de peixe)
A maioria dos pratos da cozinha tailandesa tentam combinar a maioria destes sabores, quando não todos. Isto é conseguido pelo uso de ervas, especiarias e frutas, como: pimentão, cominho, alho, gengibre, manjericão, lima, capim-limão, coentro, pimenta, curcuma e chalota.

Tailândia é um belíssimo país, pleno de cultura e tradições milenares e seu povo se orgulha de sua hospitalidade. Apesar de ser um país tropical, onde no verão são registradas as mais altas temperaturas (e que temperaturas!), as pessoas seguem tranquilas, sorridentes, afáveis, procurando agradar aos visitantes que circulam por lá. As ruas são escrupulosamente limpas.
Vale a pensa visitar Tailandia!!!