PERFIL PARA SER PROFESSOR DE ESCOLABIBLÍCA!

05/02/2011 03:50

 

Professor da EBD

I. O QUE É O PROFESSOR
a) Etimologia
O significado etimológico do vocábulo professor é bastante curioso. Trazido da palavra latina professore, denota aquele que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina.

b) Definição
Professor é a pessoa perita, ou adestrada, para, não somente transmitir conhecimentos, mas principalmente formar o caráter de seus pupilos.

c) Conceito pedagógico
Sempre admirável em suas proposições, Aguayo dá-nos esta belíssima definição: Professor é quem conscientemente, e com um propósito determinado, influi sobre a educação de uma comunidade. Educadores e professores são, pois, o sacerdote, o filósofo, o estadista, o magistrado, os pais, os grandes escritores e, em geral, toda pessoa que se propõe estimular, guiar e dirigir o pensamento, a conduta ou a vida dos seus semelhantes.

d) O professor como intermediário
Devem os professores atuar como os reais intermediários entre os especialistas e os alunos. Esta função do mestre foi muito bem entendida pelo admirável escritor Monteiro Lobato: A função do mestre profissional fez-se cara. Tinha de ser o intermediário entre o especialista e o povo, tinha de aprender a linguagem do especialista, como este aprendia a linguagem da natureza, e desse modo romper as barreiras erguidas entre o conhecimento e a necessidade de aprender, descobrindo meios de expressar as novas verdades em termos velhos que toda gente entendesse. Isso porque se o conhecimento se desenvolve demais, a ponto de perder o contato como homem comum, degenera em escolástica e na imposição do magister; o gênero humano encaminhar-se-ia para uma nova era de fé, adoração e distanciamento respeitoso dos novos sacerdotes; e a civilização, que desejava erguer-se sobre uma larga disseminação da cultura, ficaria, precariamente, baseada sobre uma erudição técnica, monopólio duma classe fechada e monasticamente separada do mundo pelo orgulho aristocrático da terminologia.

e) A importância do professor da Escola Dominical
É justamente com esse elemento tão importante da educação que os superintendentes estamos lidando. Não podemos ignorá-lo, nem subestimar-lhe o valor. De nosso relacionamento com ele, dependerá todo o nosso êxito como responsáveis pelo mais importante departamento da igreja. Além disso, são os professores os intermediários entre os doutores e o povo.
Na antigüidade, professor era aquele que, publicamente, professava a sua fé. Que os professores e superintendentes de Escola Dominical jamais nos esqueçamos desse sacratíssimo dever de nosso ministério! Professemos sempre a fé no Cordeiro de Deus.

II. OS PROFESSORES COMO INTERMEDIÁRIOS E INTÉRPRETES DE NOSSOS CURRÍCULOS
São os professores os intermediários entre os especialistas e os alunos. Devem eles atuar como os intérpretes e os adaptadores de currículos.
Estejamos atentos aos professores que, rejeitando temerariamente as lições que lhes prescreve a Igreja local em consonância com a orientação dos órgãos convencionais competentes, põem-se a escrever lições por conta própria, cometendo não raro aleijões doutrinários e aberrações teológicas.

III. OS REQUISITOS BÁSICOS DO PROFESSOR
Theobaldo Miranda Santos afirmou, certa ocasião, que o professor não é somente aquele que educa por profissão. É aquele que, por vocação, ensina. Quem pode contestar o ilustre pedagogo brasileiro? Ora, se assim deve agir o professor secular, o que não diremos acerca do professor que tem como missão ensinar a Palavra de Deus?
Vejamos, a seguir, os requisitos exigidos daquele que se propõe a ensinar:

1) Vocação
É o ato de chamar. É o pendor, a disposição e a pendência para alguma coisa. Paulo comparou o ensino a uma chamada divina: De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é ensinar, haja dedicação ao ensino (Rm 12.7).
A vocação ao ensino da Palavra de Deus, por conseguinte, é algo sagrado.

2) Amor ao ensino
Não basta ser vocacionado ao ensino; é necessário que se tenha pelo ensino um sacrificado amor. Os que, no magistério, vêem apenas uma fonte de renda, sentir-se-ão continuamente frustrados. Antes de mais nada, consideremos: o ensino, como todo o sacerdócio, não foi instituído para enriquecer quem o pratica, e, sim, aqueles a quem ele se destina. Jamais deve o professor esquecer-se do que disse Platão: Os que levam fachos de luz devem passá-los a outros.

3) Dedicação ao ensino
Os chineses têm um ditado: Cem livros não valem um bom professor. Basta um instante de reflexão para se concluir: cem livros não valem um professor desde que este seja dedicado ao ensino. Superintendente, tem você ajudado seus professores a se dedicarem ao ensino? Incentive-os; é a sua missão.

4) Exemplaridade moral
João Batista de La Salle, impressionado com a decadência do ensino em sua época, resolveu fundar uma escola que educasse dignamente as crianças, e cujos professores se destacassem, acima de tudo, pelo exemplo moral.
Como carecemos de pessoas moralmente sadias! Se não tivermos mestres que sejam doutores na conduta, jamais poderemos alistar cristãos que sejam graduados no agir, adestrados no pensar e aptos a servir a Deus.
Eis o que certa vez recomendou Raul Ferrero: Dentro e fora da escola, o mestre deve ser um paradigma de correção e de boa conduta porque a virtude se irradia sobre os demais como um exemplo vivificador. Enobrece o espírito e concede ao homem um traço de incontestável respeitabilidade. Requer, pois, o educador sólidos princípios morais e religiosos, severamente observados. Como só se pode transmitir o que se possui, o mestre, ensinando a moral, tem de vivê-la com sóbrio orgulho e inculcá-la com paternal solicitude.

5) Vida espiritual
Precisamos de professores que se dediquem amorosa e sacrificialmente ao Senhor Jesus. Não basta ter vocação ao ensino; é imprescindível o devotado amor ao Divino Mestre. Como podemos ensinar o amor a Cristo, se desconhecemos o sentido do amor divino? Leciona o pastor Antonio Gilberto:O professor espiritual e preparado completa o trabalho do evangelista ou pregador. O ensino da Palavra deve ser em toda igreja uma seqüência da pregação.

6) Preparo físico
Tendo em vista as dificuldades inerentes ao ensino, é fundamental que o professor esteja preparado fisicamente. Terá ele, afinal, de ministrar aulas que, em média, duram de quarenta minutos a uma hora. Recomenda-se, pois, ao professor que cuide bem de sua saúde, alimente-se na hora certa e não sacrifique as horas de sono.
Tem os seus professores esses requisitos? Se os têm, é mister que os desenvolvam plenamente.

IV. OS PRINCIPAIS DEVERES DO PROFESSOR
Como em toda a escola, cabe ao superintendente levar o corpo docente a cumprir fielmente as suas obrigações. Doutra forma, o grande projeto, que é a Escola Dominical, jamais alcançará seus objetivos.

1) Preparo da lição
Que cada professor gaste pelo menos uma hora por dia no preparo de sua lição. Aqueles que só lêem a lição no domingo, minutos antes de ir à Escola Dominical, estão fadados ao fracasso.

2) Pontualidade
Incentivemos o professor a chegar à Escola Dominical com, pelo menos, trinta minutos de antecedência. Ele poderá, assim, verificar se a sua sala está devidamente preparada. Além disso, poderá dispor de alguns minutos para orar a fim de que Deus o abençoe na ministração da matéria.

3) Visitar os alunos
O professor não deve permitir que os faltosos fiquem sem a devida assistência espiritual. Visitando-os em suas lutas e provações, os mestres muito nos ajudarão a viver um grande avivamento espiritual.

4) Orar pela classe
Leve seus professores a intercederem por suas respectivas classes e pela Escola Dominical como um todo. Sem oração, não pode haver progresso. Aconselho que toda a semana o superintendente se reúna com os professores e a diretoria da
Escola Dominical a fim de interceder por esta junto a Deus. Aí está a chave da vitória.

 

Leve seus professores a freqüentarem regularmente a reunião dos professores. É a oportunidade de que você dispõe para incutir nos mestres o espírito de corpo (unidade espiritual) de que deve haver em cada Escola Dominical. Além disso, precisarão observar as orientações didáticas e pedagógicas concernentes às lições a serem ministradas.
Ajude os professores a cumprirem os seus deveres. Fale com aqueles que estejam enfrentando dificuldades para observar as normas estabelecidas pela Escola Dominical. Seja compreensivo; todavia, jamais negocie a sua autoridade como superintendente. Seja paciente, porém, nunca perca de vista os grandes objetivos do Reino de Deus.
Embora pareça difícil e até doloroso substituir um professor, às vezes é imperioso fazê-lo. Se este vier a perder o alvo do ensino cristão e não mais contemplar suas urgências, exorte-o. Se não houver mudança de atitude, não relute em proceder a substituição. Mas não deixe de orar pelo mestre que está sendo substituído; amanhã poderá voltar devidamente reciclado.

5) Freqüentar a reunião dos professores

 

Leve seus professores a freqüentarem regularmente a reunião dos professores. É a oportunidade de que você dispõe para incutir nos mestres o espírito de corpo (unidade espiritual) de que deve haver em cada Escola Dominical. Além disso, precisarão observar as orientações didáticas e pedagógicas concernentes às lições a serem ministradas.
Ajude os professores a cumprirem os seus deveres. Fale com aqueles que estejam enfrentando dificuldades para observar as normas estabelecidas pela Escola Dominical. Seja compreensivo; todavia, jamais negocie a sua autoridade como superintendente. Seja paciente, porém, nunca perca de vista os grandes objetivos do Reino de Deus.
Embora pareça difícil e até doloroso substituir um professor, às vezes é imperioso fazê-lo. Se este vier a perder o alvo do ensino cristão e não mais contemplar suas urgências, exorte-o. Se não houver mudança de atitude, não relute em proceder a substituição. Mas não deixe de orar pelo mestre que está sendo substituído; amanhã poderá voltar devidamente reciclado.

Fonte: Pr. Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD

ASS.JHANDA  MENDONÇA

Enquete

O que mais te chamou atenção no site?

PROGRAMAÇÕES (87)
13%

EDUCAÇÃO INCLUSIVA (283)
42%

GALERIA DE FOTOS (156)
23%

ENSINAMENTOS & REFLEXÕES (122)
18%

SOBRE MIM (30)
4%

Total de votos: 678

Novidades

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL

31/07/2012 18:45
  O que é uma Sala de Recursos Multifuncionais - SRMF? São espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. As SRMF possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos...

DICAS DE LIVROS PARA TRABALHAR A PSICOPEDAGOGIA

25/07/2012 00:34
Dica de livros   Abaixo selecionamos alguns dos livros mais direcionados para a Psicopedagogia e áreas afins. Este site não vende livros...

O QUE É PORTFÓLIO?

25/07/2012 00:15
O QUE É PORTFÓLIO? É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo. Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva,...

INCLUSÃO SOCIAL

16/07/2012 21:46
É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las. A inclusão está...

DIÁRIO DE CASAL! www.profjhanda.blogspot.com

16/07/2011 20:43
BLOG COMPLETO SOBRE COMO UM JOVEM EVANGELICO DEVE SE COMPORTA NO NAMORO E  TBM COMO TER INTIMIDADES COM DEUS

VOCÊ TÁ SE SENTINDO NO DESERTO ? RECEBA DE DEUS ESTA PALAVRA!

05/02/2011 04:18
  Se você está no deserto Pensando que vai morrer... Tanta luta e sofrimento É Deus provando você Se você está no deserto Pensando em parar... Não murmure não desanimes No deserto Deus não vai te abandonar No deserto Ele faz o que ninguém pode fazer No deserto Ele chega e faz milagre...

O DIA EM QUE A IGREJA MORREU!

30/01/2011 16:01
   CERTO DIA EM UMA IGREJA TODOS COMENTAVAM QUE A MESMA ESTAVA MORTA,SEM VIDA E O PASTOR DA MESMA OUVINDO ISTO PROPÔS QUE FIZESSEM O ENTERRO DA MESMA JÁ QUE ESTAVA MORTA, FICARAM TODOS BOQUIABERTA, COMO SE ENTERRARIA A IGREJA? O PASTOR FALOU- AMANHÃ TODOS AQUI LOGO CEDO PRA ENTERRARMOS A...

....

21/01/2011 20:55
 

NÃO PERCA A ESPERANÇA!!! DEUS É FIEL!!!

21/01/2011 20:14
Quantas glórias e louvor existem nas obras do Senhor, que nos permite viver tantas alegrias.Querido irmão terás uma vida longa para ser vivida e que o senhor seja um mestre a guiar seus passos para o bem, e para o amor a todos que te cercam. Jesus fala por meio de revelações a todo aquele que tem...

"QUEM AMA, EDUCA!"

17/01/2011 17:31
  Criar nossos filhos no temor do Senhor...Ensinando  as  Boas  maneiras e os bons costumes! Dica  de Livros: 1- Quem ama,Educa! autor Içami Tiba editora:Gente 2- Cá entre nós! 3- TUDO QUE eu Devia Saber APRENDI NO Jardim-de-Infância- autor: Robert...

Novidades

ANAMNESE

27/07/2012 09:34
A Anamnese  No seguimento do artigo referente à avaliação psicológica, queria falar-lhes sobre o conceito de anamnese em Psicologia Clínica. A anamnese significa – retorno ao passado e supõe uma teoria da reminiscência, da etiologia da perturbação e uma teoria da técnica de...

PUBLIQUE FESTIVIDADE INFANTIL DE SUA IGREJA

FOTOS DA REUNIÃO COM ALUNOS E PAIS DOS ALUNOS DO AEE

05/08/2012 00:00
PALAVRA DO PROFESSOR ROGERIO
Itens: 1 - 1 de 1

Página inicial

"AS PEDRA"

      AS PEDRA   O distraído nela tropeçou... O bruto a usou como projétil. O empreendedor, usando-a, construiu. O camponês, cansado da lida, dela fez assento. Para meninos, foi brinquedo. Drummond a poetizou. Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais...

A TODOS AMIGOS QUE SEMPRE ME DESEJAM SORTE !!!!

 A vida, em determinados momentos, nos impele a caminhos que nunca imaginávamos tomar. As exigências dos momentos, das fases psíquicas que atravessamos, da decisões que devemos tomar... Muitas vezes os caminhos se tornam trilhas. A angústia nos invade, nos aperta, não temos certeza absoluta do...

Professora Jhanda Mendonça