A EBD TÁ CHATA!COMO TORNA-LA ATRAENTE?

05/02/2011 03:39

 

A EBD tá chata!


Saiba quando os alunos não gostam da aula e veja como torná-la mais atraente?

A cena se repete e é comum nas salas de aula: o professor entra, faz a chamada e fica horas falando na frente dos estudantes, sem nem mesmo reparar que os alunos mal ouvem o que ele está dizendo. O educador, muitas vezes, nem imagina que o método repetitivo e a falta de novas formas de aprendizado acabam se tornando um problema não só para ele, mas, principalmente, para o aluno, que desinteressado, tem dificuldades em aprender a matéria e tirar boas notas.

“Em muitos casos, o motivo da aula ser chata não é a disciplina, mas sim o próprio mestre. Entediado, o jovem não consegue se concentrar na matéria.

A solução é usar a criatividade em sala de aula e buscar interagir o quanto mais com os alunos. “O professor que não se atualizar vai ficar fora do mercado. Isso porque, as escolas estão cada vez mais pedindo para que os alunos avaliem o professor.

Para a estudante Ana Cléia Carneiro de Almeida, de 19 anos, um dos principais erros dos professores é a repetição. “Eles não mudam o método, não trazem nada de novo. É sempre muito cansativo”, reclama a jovem, que acabou de completar o ensino médio. Ela lembra de um professor de matemática que explicava o tema da aula, mas a grande maioria não entendia. “Ele dizia para a gente ir à mesa dele e perguntar, mas quando a gente chegava lá ficava irritado, dizia que não ia falar a mesma coisa de novo”, relata.

Outro problema que Ana Cléia destaca é a prepotência. “É muito ruim quando o professor está errado e não admite.” A jovem conta que um docente, certa vez, passou um exercício com resultado incorreto e os alunos perceberam. “A gente falou, mas ele dizia que tava certo, insistia, sabe? Depois de um tempo percebeu o que tinha acontecido, mas mesmo assim não admitia, dizia que estava testando a gente.”

O principal erro do educador é a arrogância, que está entre os principais problemas apontados na pesquisa pelos alunos.

O professor, muitas vezes, para se impor, quer mostrar que sabe tudo e quando não tem a resposta acaba teimando com uma posição errada.

Os pecados

No estudo, foram listados os maiores pecados dos professores. Depois da arrogância, vem o professor sabe-tudo, a impaciência dele, desmotivação, autoritarismo, desinteresse, prepotência, o mestre teórico, preguiça e falta de criatividade. Todos são muito semelhantes e mostram que na maioria dos casos o grande problema é relacionado à falta de comunicação.

Diante desses problemas, os alunos acabam descontraindo. “Tive um professor que quando IA passar a lição de casa ninguém prestava atenção. Ele falava baixinho, parecia até mesmo que está falando sozinho, sabe? Daí a classe toda dava risadas, mas ele não entendia o que estva acontecendo”.

No entanto, os estudantes também sabem valorizar o docente que se mostra empenhado. “Não gostava de biologia, mas tive um professor que explicava de um jeito tão legal que comecei a me interessar. Ele prendia a atenção e despertava o interesse. Além disso,   este educador dava na seqüência uma aula e meia, mas que estava sempre preocupado em não torná-la cansativa. “Ele contava histórias sobre a biologia, explicava o porque de tudo”, lembro.

Já na opinião de Talita Santos Martins, de 15 anos, o problema não está no professor, mas sim na disciplina. “Se não gosto da matéria daí ela fica chata.” Mas admite que um professor desinteressado pode piorar a situação. “A disciplina já é cansativa e ele não explica direito. Alguns são confusos, apenas passam o texto e não explicam nada. Parece até que nem sabem do que estão falando”, reclama.

Para Talita, o professor tem que ser interessado: “Deve mostrar que está por dentro, para passar confiança para a gente. Também precisa ser dinâmico, pode trazer um jornal para a sala de aula, explicar as notícias e o que elas mudam na nossa vida, isso é legal.” E a jovem admite que já foi reclamar de professores para a diretoria muitas vezes. “Precisamos falar, pelo menos para ver se melhora.”

A estudante Francisca Elaine Costa da Silva, de 17 anos, concorda. “Não dá vontade de assistir aula de professor que não gosta do que faz, não tem vontade e não quer ensinar.” Pior ainda, relata que na rede pública de ensino há até mesmo docente que comparece apenas para assinar o ponto. “Já teve casos em que o professor apareceu, mas ficou conversando com outros professores na diretoria, nem veio até a sala”, reclama.

Virtudes

Além dos defeitos, a pesquisa do professor Peruzzo também identificou as virtudes dos professores que deixam os alunos mais satisfeitos. No topo das preferências está o domínio do conteúdo trabalhado, com 16,8% dos votos. Na segunda posição aparecem empatadas a paciência e a humildade, cada uma mencionada por 9,8% do público da pesquisa.

Na seqüência, destacada por 9,1% dos participantes do estudo, consta a capacidade de comunicação. Muitos dos que citaram esse item o associaram à qualidade dos materiais de apoio utilizados pelos professores e a excelência na oratória – ferramentas que podem facilitar a compreensão dos alunos, tornando a exposição em sala mais interessante.

Para o especialista, os resultados alcançados com a pesquisa revelam o desejo dos estudantes por uma relação mais próxima com seus mestres. “Se o professor não for empático com seus alunos, está fadado ao fracasso.”

Motivos e soluções
Veja os principais problemas apontados pelos alunos na pesquisa realizada por Marcelo Peruzzo.
1 – Arrogância: falta de humildade pode ser um problema grave. A solução é ter paciência com os alunos para que consiga chegar mais próximo deles.

2 – Professor sabe-tudo: aquele que fala, fala e não escuta. O professor precisa perceber que a experiência do aluno também pode agregar conhecimento à aula. O ideal é ser mais humilde. “Há muitos professores que têm conteúdo, mas não sabem a forma de passá-lo. Já aqueles que têm mais articulação em aula e menos conhecimentos acabam ensinando melhor”, diz Peruzzo.

3 – Impaciência: não admite que mude uma vírgula do que programou para a aula. Se tiver amor pelo que faz, vai conseguir compartilhar melhor.

4 – Desmotivação: por motivos variados o professor não tem interesse pelas aulas. É importante lembrar da importância de transmitir o conhecimento e tentar despertar a alegria em lecionar.

5 – Autoritarismo: acha que é o grande líder, impõe o conhecimento e o respeito. Neste caso, o professor deve respeitar o aluno e mudar esse posicionamento.

6 – Desinteresse: precisa de motivação e, mais uma vez, despertar o amor pelo que faz. “Deve olhar para o aluno e lembrar que, por mais que essa seja a enésima vez que diz aquilo, esta é a primeira em que ele está ouvindo”, aconselha o professor.

7 – Prepotência: professor sem carisma. Neste caso, ele acaba fechando o canal com o aluno porque sempre tem razão. É preciso ter humildade e paciência.

8 – Professor teórico: é aquele que ignora a prática. É possível fazer uma aula atrativa trazendo o mundo real para a sala de aula.

Enquete

O que mais te chamou atenção no site?

PROGRAMAÇÕES (87)
13%

EDUCAÇÃO INCLUSIVA (284)
42%

GALERIA DE FOTOS (156)
23%

ENSINAMENTOS & REFLEXÕES (122)
18%

SOBRE MIM (30)
4%

Total de votos: 679

Novidades

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL

31/07/2012 18:45
  O que é uma Sala de Recursos Multifuncionais - SRMF? São espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. As SRMF possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos...

DICAS DE LIVROS PARA TRABALHAR A PSICOPEDAGOGIA

25/07/2012 00:34
Dica de livros   Abaixo selecionamos alguns dos livros mais direcionados para a Psicopedagogia e áreas afins. Este site não vende livros...

O QUE É PORTFÓLIO?

25/07/2012 00:15
O QUE É PORTFÓLIO? É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo. Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva,...

INCLUSÃO SOCIAL

16/07/2012 21:46
É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las. A inclusão está...

DIÁRIO DE CASAL! www.profjhanda.blogspot.com

16/07/2011 20:43
BLOG COMPLETO SOBRE COMO UM JOVEM EVANGELICO DEVE SE COMPORTA NO NAMORO E  TBM COMO TER INTIMIDADES COM DEUS

VOCÊ TÁ SE SENTINDO NO DESERTO ? RECEBA DE DEUS ESTA PALAVRA!

05/02/2011 04:18
  Se você está no deserto Pensando que vai morrer... Tanta luta e sofrimento É Deus provando você Se você está no deserto Pensando em parar... Não murmure não desanimes No deserto Deus não vai te abandonar No deserto Ele faz o que ninguém pode fazer No deserto Ele chega e faz milagre...

O DIA EM QUE A IGREJA MORREU!

30/01/2011 16:01
   CERTO DIA EM UMA IGREJA TODOS COMENTAVAM QUE A MESMA ESTAVA MORTA,SEM VIDA E O PASTOR DA MESMA OUVINDO ISTO PROPÔS QUE FIZESSEM O ENTERRO DA MESMA JÁ QUE ESTAVA MORTA, FICARAM TODOS BOQUIABERTA, COMO SE ENTERRARIA A IGREJA? O PASTOR FALOU- AMANHÃ TODOS AQUI LOGO CEDO PRA ENTERRARMOS A...

....

21/01/2011 20:55
 

NÃO PERCA A ESPERANÇA!!! DEUS É FIEL!!!

21/01/2011 20:14
Quantas glórias e louvor existem nas obras do Senhor, que nos permite viver tantas alegrias.Querido irmão terás uma vida longa para ser vivida e que o senhor seja um mestre a guiar seus passos para o bem, e para o amor a todos que te cercam. Jesus fala por meio de revelações a todo aquele que tem...

"QUEM AMA, EDUCA!"

17/01/2011 17:31
  Criar nossos filhos no temor do Senhor...Ensinando  as  Boas  maneiras e os bons costumes! Dica  de Livros: 1- Quem ama,Educa! autor Içami Tiba editora:Gente 2- Cá entre nós! 3- TUDO QUE eu Devia Saber APRENDI NO Jardim-de-Infância- autor: Robert...

Novidades

ANAMNESE

27/07/2012 09:34
A Anamnese  No seguimento do artigo referente à avaliação psicológica, queria falar-lhes sobre o conceito de anamnese em Psicologia Clínica. A anamnese significa – retorno ao passado e supõe uma teoria da reminiscência, da etiologia da perturbação e uma teoria da técnica de...

PUBLIQUE FESTIVIDADE INFANTIL DE SUA IGREJA

FOTOS DA REUNIÃO COM ALUNOS E PAIS DOS ALUNOS DO AEE

05/08/2012 00:00
PALAVRA DO PROFESSOR ROGERIO
Itens: 1 - 1 de 1

Página inicial

"AS PEDRA"

      AS PEDRA   O distraído nela tropeçou... O bruto a usou como projétil. O empreendedor, usando-a, construiu. O camponês, cansado da lida, dela fez assento. Para meninos, foi brinquedo. Drummond a poetizou. Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais...

A TODOS AMIGOS QUE SEMPRE ME DESEJAM SORTE !!!!

 A vida, em determinados momentos, nos impele a caminhos que nunca imaginávamos tomar. As exigências dos momentos, das fases psíquicas que atravessamos, da decisões que devemos tomar... Muitas vezes os caminhos se tornam trilhas. A angústia nos invade, nos aperta, não temos certeza absoluta do...

Professora Jhanda Mendonça